domingo, 23 de dezembro de 2007

Manual do Diácono

MANUAL DO DIÁCONO




(I Timóteo 3:13) - Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.





(Marcos 10:45) – “ Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir”....





“ Todo mundo pode ser grande... porque todo mundo pode servir. Você não precisa ter diploma universitário para servir. Não precisa saber concordar sujeito com verbo para servir... Só precisa de um coração cheio de graça. De uma alma gerada pelo Amor”.
Martin Luther King, Jr











MANUAL DO DIÁCONO

Introdução

(Atos 6:1) - ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

(Atos 6:2) - E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

(Atos 6:3) - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.


A palavra diácono vem de uma palavra grega chamada diákonos, que traduzindo para o português, significa servente. O texto acima relata que os cristãos não judeus estavam reclamando que os apóstolos não estavam dando atenção ministerial para as suas viúvas como davam para as viúvas hebréias. Deus então os orientou que separassem alguns homens com o seguintes requisitos de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria para servir a este tão importante ministério servindo nas coisas materiais para que os apóstolos se dedicassem exclusivamente ao ministério da oração e da palavra.
Leia essa definição do dicionário Ebenezer
Diácono: "Pessoa que ajudava nos trabalhos de administração da igreja e cuidava dos pobres, das viúvas e dos necessitados em geral. O diácono também pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã (At 6.1-8; 1Tm 3.8-13)."
Passaremos a falar de algumas funções do ministério do Diaconato;
de acordo com os tópicos abaixo.

ÌNDICE
1. A CHEGADA E A SAÍDA NO TEMPLO
2. DURANTE O CULTO
3. A RECEPÇÃO DOS VISITANTES
4. A COLETA DA OFERTA
5. A SANTA CEIA
6. DIRIGIR UM CULTO
7. PREGANDO A PALAVRA
8. A COOPERAÇÃO NOS CULTOS

1- A CHEGADA E A SAÍDA NO TEMPLO

O diácono, tem a função de servir a igreja no que tange as coisas materiais, por isso é necessário que o mesmo seja o primeiro a chegar na igreja, pelo menos trinta minutos antes do início do culto, preparando o templo para receber os membros e visitantes. Isso significa se precisar passar um pano para tirar a poeira dos bancos, não vai ser o membro que vai fazer isso, pra isso tem o diácono, cuidar e zelar pela limpeza interior e exterior do templo, bancos e cadeiras do púlpito na devida ordem, verificar bebedor de água, copo descartável, cestinha de copos descartável e etc.
Da mesma forma no final do culto depois que o povo vai embora, cabe ao diácono a arrumação do templo,auxiliar o porteiro a fechar as janelas e portas e etc.
Na verdade o diácono é o primeiro a chegar na igreja e o ultimo a sair da mesma no culto. É uma benção para a igreja um diácono exercendo bem a sua função, não deixando a suas responsabilidades para outros.
2- DURANTE O CULTO
Durante o culto, é necessário o diácono ficar atento nos seguintes itens abaixo;
a) Não permitir crianças correndo dentro do templo, com educação e sempre com um sorriso no rosto fazer com que elas estejam nos seus devidos lugares.
b) Recepcionar os visitantes, os acomodando a um lugar propício, se for evangélico pedir o cartão de membro e levar ao dirigente paras as devidas honras.
c) Aconselhar os grupinhos fora do templo a entrar para dentro do templo para participar do culto
d) Na hora da oração onde todos estãos de olhos fechado, ficar atento a tudo que esta acontecendo dentro e fora do templo.

e) Na hora da oferta não ficar esperando um pelo o outro para passar a salva das ofertas

3-A RECEPÇÃO DOS VISITANTES

Estar aqui um assunto interessante, a recepção dos visitantes! Dizem que a primeira impressão é a que fica, não a nada mais desagradável que chegar em uma igreja e não ser recepcionado por ninguém, passar despercebido, como se não significasse nada para aquela igreja
Os visitantes podem ser;
a) Não evangélico ou desviado
b) Membro de uma outra igreja
c) Obreiros de uma outra igreja

4- A COLETA DA OFERTA

Nunca tirar a oferta de traz para a frente, ou passar a coleta enquanto a igreja estar orando, se possível com um sorriso no rosto, olhar para os olhos do ofertante e dizer, “que Deus te abençoe”!


5- A SANTA CEIA

O diácono tem uma participação essencial na santa ceia, pois é o mesmo que tem honra de servir o pão e o suco de uva para os membro presentes . O diácono tem participação antes, durante e após a santa ceia do Senhor, vejamos;

a) Antes da celebração: arrumar a mesa, encher as taças, preparar o pão e o suco de uva, preparar a mesa da Santa Ceia do Senhor.


b) Durante a celebração: Se posicionar em ordem um ao lado do outro na nave da igreja, frente ao púlpito, diácono de um lado e diaconisa do outro, esperando receber das mãos do celebrante ou a quem o mesmo designar as bandejas. Recebendo vai para o ultimo lugar da fila dando lugar para o próximo da vez. Esperar a ordem vinda do celebrante e então começar servindo o pão e depois o vinho, dizendo as seguinte palavras ;

a) O Pão

Disse Jesus: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

b) O vinho

“Disse Jesus: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim”.

c) Após a celebração

Cabe ao diácono a responsabilidade de retirar a mesa, lavando e guardando todas as peças e separando a ceia para levar para os enfermos que não podem estar no templo.

6- DIRIGIR UM CULTO


(I Timóteo 3:13) - Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Todo diácono estar correndo a carreira do sagrado ministério, um bom pastor já foi um bom diácono e o bom diácono além de auxiliar na direção do culto, deva de estar preparado para se preciso dirigir o culto. Isso significa dizer que na ausência do dirigente e dos presbíteros cabe ao diácono dar início o culto,chegando o presbítero, passa-se para o mesmo. Em caso de não chegar o pastor e nenhum presbítero cabe ao diácono dirigir o culto segundo o costume litúrgico das Assembléia de Deus. Segue a abaixo a liturgia dos nossos cultos;

1- Oração inicial
2- Louvar a Deus com 3 hinos da harpa
3- Convidar a igreja para de pé fazer a leitura oficial da Palavra de Deus
4- Distribui as oportunidades para os membros em comunhão, louvar a Deus ou testemunhar
5- Um louvor para recolhimento das ofertas, pedi a igreja para ficarem em pé
6- Oração pelo preletor
7- Pregação da Palavra de Deus
8- Apelo
9- Oração pelo convertido caso houver
10- Anúncios do trabalhos da semana
11- Oração final
12- Benção apostólica (Que não pode ser dado pelo diácono)

Obs: Os nossos cultos tem duração de 2 horas, sendo das 19:00 horas as 21:00 horas, deixando os 30 ou 40 minutos finais para a pregação e avisos finais.


7- PREGANDO A PALAVRA

Como já foi dito acima, o ministério da palavra é responsabilidade dos pastores, evangelistas e presbítero. Mas não significa dizer que o diácono não possa pregar a palavra. Embora não seja prioridade na função do diácono a pregação, porém Jesus deu a ordem imperativa para todos independente de funções eclesiástica dizendo “ ide e pregai o evangelho”(Mc 16:15). Além disso a o exemplo do diácono Estevão que era um excelente pregador (Atos 7). Afinal de contas disse Jesus (Lucas 10:2) - E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Devida a essas necessidade, é aconselhável que um bom diácono, deva de estar sempre preparado para em uma eventualidade não ser pego de surpresa na responsabilidade de ser o pregador do culto . Segue abaixo algumas pequenas informações de homilética para poder auxiliar o servo de Deus na construção do seu sermão.

1º Um pregação deva de ser acima de tudo bíblica, para isso é necessário ler a bíblia, participar de cultos de ensino,Escola Bíblica Dominical, para não correr o risco de pregar uma coisa que não estar na bíblia ou seja uma heresia.

2º Dependência do Espírito Santo. A bíblia diz (Lucas 12:12) – “ Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha fala”r.

3º Estudar o tema ou o assunto em que deseja abordar

4º È aconselhável dividir a mensagem em tópicos, pois facilitará na montagem do seu pensamento

5º Um mensagem tem que ter introdução que é o começo, o corpo que é os tópicos e o fim que é a conclusão.

Conclusão

Sem dúvida ser diácono é uma das maiores funções da igreja, servi a igreja é imitar a Cristo que não veio para ser servido mais para servir, a um ditado que diz que quem não nasceu para servir, não serve para viver, é uma honra ser chamado por Deus para compor o diácono da igreja.

(I Timóteo 3:8) - Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;

(I Timóteo 3:9) - Guardando o mistério da fé numa consciência pura.

(I Timóteo 3:10) - E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
(I Timóteo 3:11) - Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.

(I Timóteo 3:12) - Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

(I Timóteo 3:13) - Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

(I Timóteo 3:14) - Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa;

(I Timóteo 3:15) - Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

54 Comentários:

Às 17 de abril de 2009 às 20:35 , Blogger Unknown disse...

Pr. Carlos Eduardo,

Graça e Paz.

Irmão li todo o seu artigo e achei interessante. Porém desejo aqui realizar uma pequena ressalva sobre o mesmo. A estrutura diaconal apresentada pelo irmão foge um pouco do que realmente deve ser uma atividade desse ministério. O Primeiro iten do seu manual leva a função diaconal ao estágio de zeladoria, não é obrigação de um diácono limpar a igreja a ponto de ter que se preocupar até com os copos usados no templo? Acredito que se o irmão buscar mais um pouco o sentido Teologico do ministério diaconal encontrar melhores atividades para um ministério tão abençoado.
A limpesa de um templo pode ser executada por qualquer pessoa, até mesmo pelo pastor.

Deus te abençoe.

Pr. Sérgio Ricardo.

 
Às 26 de junho de 2009 às 09:36 , Blogger Unknown disse...

Paz do Senhor amado irmão gostei da abordagem feita acerca do ministério diaconal, porém gostaria de enfatizar dois pontos relevante: 1º reforço a observação do pastor Ségio visto que não há respaldo Bíblico para que o tenha que cuidar da limpeza. 2°urgia do culto não necessáriamente tem seguir esta rigidez, já que quem conduz o culto deve faze-lo com ética e reverencia, mas todavia deve estar dando primazia a voz do Espírito Santo.
No mais parabéns pelo artigo
Pr Divino Marício de Goiânia.

 
Às 7 de julho de 2010 às 11:36 , Anonymous Anônimo disse...

pb. neocir

a paz do senhor

quero aqui deixar a minha concordancia com todo o artigo e a te mesmo com respeito a liturgia do culto e a parte da limpeza da igreja. pois este modo liturgico é costume das assembleias de deus.
e se o espirito santo de deus, operou ate hoje assim, por que mudar oque esta dando certo.quanto a limpeza do templo eu aprendi que aquele que faz so aquilo que se pede não serve para servir. quem tem prazer de servir faz oque tem que ser feito com prazer.

 
Às 10 de setembro de 2010 às 19:57 , Blogger Veríssimo disse...

Ao Amado irmão em Cristo Jesus,

Lí seu trabalho sobre os serviços do diaconato. Li também os comentários dos irmãos que se fizeram presentes, então quero registrar algumas observações:

Como o Senhor Jesus é o exemplo maior de submissão e servidão a DEUS, não vejo qualquer problema entre zelador e servidor, pois evidentemente guardando as proporções do tamanho da Igreja seu Pastor muito e naturalmente terá pessoas voluntariosas independente de ser um diácono.

Mas o meu questionamento é no todo do trabalho realizado pelo Diácono.

O irmão nos mostra todas as responsabilidades atinentes ao mesmo, com excesão da benção apostólica. Então, vamos colocar uma situação que ocorre em ocasiões oportunas, por ocasião da ausência Ministerial da Igreja, o diácono cheio do Espírito Santo, homem com todos os quisitos aqui apresentados, na plenitude da Palavra segundo os resgistros bíblicos, realize um culto atendendo todo o preceito bíblico do Ministério de sua igreja, no final dos trabalhos, ficará só na Paz do Senhor como despedida para a Igreja? E como pode ficar o povo sem a Benção Apostólica? E como ficar a fiel liturgia no cumprimento do preceito Bíblico do seu Ministério? Amado, gostaria do conhecimento, ou seja registro da palavra que traga impedimento ao diácono da Benção Apostólica.

Acho que todos que assumem responsabilidades Ministerial, aí eu entendo: Evangelista, Pastor, Presbítero e Diácono, poderia dar a Benção Apostólica.

Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, O Amor de DEUS e a Comunhão com o Espírito SAnto seja sobre todos. Amém

Pb. irmão Ivan

 
Às 22 de março de 2011 às 16:57 , Blogger Unknown disse...

Pr. Carlos Eduardo
paz...
Gostaria que o senhor me respondesse, porque não se pode coletar as ofertas de trás para frente.
Procurei mas não encontrei nenhuma explicação.
Aguardo sua resposta.........

 
Às 24 de junho de 2012 às 20:45 , Blogger RMMELO disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS ESTA DE PARABÉNS!
MUITO BOM TRABALHO, GOSTARIA DE LEMBRAR OS IRMÃOS QUE O DIACONATO SURGIU DE UMA "NECESSIDADE" DA IGREJA PRIMITIVA EM QUE ALGUÉM CUIDASSE DE SERVIR AS VIÚVAS E OS DESAMPARADOS POIS NÃO ERA BOM QUE OS APÓSTOLOS ABANDONASSEM A MINISTRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS PARA SERVIR. NESSA LINHA DE RACIOCÍNIO EM QUE O DIÁCONO É PARA SUPRIR DETERMINADA NECESSIDA NÃO VEJO NENHUM PROBLEMA EM UM DIACONO LIMPAR A CASA DO SENHOR, POIS CONFORME O PASTOR SERGIO DISSE ISSO PODE SIM SER FEITO ATÉ PELO PASTOR DA IGREJA, MAIS OS DIACONOS DEVER AUXILIAR O CULTO EM TUDO, E PENSO QUE SE NA IGREJA DO PASTOR SERGIO ELE MESMO FOR FICAR LIMPANDO QUEM É QUE VAI SE APLICAR A PALAVRA???
E DE FATO O DIÁCONO É O ZELADOR DA IGREJA SIM, NÃO SÓ QUANTO AO CULTO MAIS EM TUDO ATÉ PORQUE QUEM É QUE VAI CULTUAR A DEUS EM UM LOCAL SUJO???!!

OBS.: NÃO É OBRIGAÇÃO EXCLUSIVA DE UM DIÁCONO LIMPAR A IGREJA, MAIS AO CHEGAR NA IGREJA O MESMO DEVE SEMPRE VERIFICAR SE A MESMA ESTA LIMPA!

NÃO SE TIRA OFERTA DE TRÁS PARA FRENTE PORQUE FICA FEIO!!!

QUE O SENHOR VOS ABENÇOE EM TUDO!!

E QUANTO A BENÇÃO APOSTÓLICA O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ É VINDA DO APOSTOLO POR ISSO APOSTÓLICA, QUE TAMBÉM NÃO VEJO NENHUM IMPEDIMENTO PARA A MINISTRAÇÃO DA MESMA POR AQUELE QUE EFETUOU A DIREÇÃO DO CULTO NA PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO!

E CASO ALGUEM DIGA QUE UM DIÁCONO NÃO PODE DAR A BENÇÃO APOSTÓLICA ENTÃO AO FINAL DO CULTO O DIÁCONO QUE SE DESPEÇA DANDO A "A PAZ DO SENHOR" PARA A IGREJA E ANTES QUE O POVO SAIA DO TEMPLO PEÇA PARA QUE TODOS ABRAM AS VOSSAS BÍBLIA EM
2 CORINTIOS CAPITULO 13 E LEIAM TODOS BEM FORTE A UMA SÓ VOZ O VERSO DE NUMERO 14 :

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém."
2 Coríntios 13:14

 
Às 24 de junho de 2012 às 20:48 , Blogger RMMELO disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS ESTA DE PARABÉNS!
MUITO BOM TRABALHO, GOSTARIA DE LEMBRAR OS IRMÃOS QUE O DIACONATO SURGIU DE UMA "NECESSIDADE" DA IGREJA PRIMITIVA EM QUE ALGUÉM CUIDASSE DE SERVIR AS VIÚVAS E OS DESAMPARADOS POIS NÃO ERA BOM QUE OS APÓSTOLOS ABANDONASSEM A MINISTRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS PARA SERVIR. NESSA LINHA DE RACIOCÍNIO EM QUE O DIÁCONO É PARA SUPRIR DETERMINADA NECESSIDA NÃO VEJO NENHUM PROBLEMA EM UM DIACONO LIMPAR A CASA DO SENHOR, POIS CONFORME O PASTOR SERGIO DISSE ISSO PODE SIM SER FEITO ATÉ PELO PASTOR DA IGREJA, MAIS OS DIACONOS DEVER AUXILIAR O CULTO EM TUDO, E PENSO QUE SE NA IGREJA DO PASTOR SERGIO ELE MESMO FOR FICAR LIMPANDO QUEM É QUE VAI SE APLICAR A PALAVRA???
E DE FATO O DIÁCONO É O ZELADOR DA IGREJA SIM, NÃO SÓ QUANTO AO CULTO MAIS EM TUDO ATÉ PORQUE QUEM É QUE VAI CULTUAR A DEUS EM UM LOCAL SUJO???!!

OBS.: NÃO É OBRIGAÇÃO EXCLUSIVA DE UM DIÁCONO LIMPAR A IGREJA, MAIS AO CHEGAR NA IGREJA O MESMO DEVE SEMPRE VERIFICAR SE A MESMA ESTA LIMPA!

NÃO SE TIRA OFERTA DE TRÁS PARA FRENTE PORQUE FICA FEIO!!!

QUE O SENHOR VOS ABENÇOE EM TUDO!!

E QUANTO A BENÇÃO APOSTÓLICA O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ É VINDA DO APOSTOLO POR ISSO APOSTÓLICA, QUE TAMBÉM NÃO VEJO NENHUM IMPEDIMENTO PARA A MINISTRAÇÃO DA MESMA POR AQUELE QUE EFETUOU A DIREÇÃO DO CULTO NA PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO!

E CASO ALGUEM DIGA QUE UM DIÁCONO NÃO PODE DAR A BENÇÃO APOSTÓLICA ENTÃO AO FINAL DO CULTO O DIÁCONO QUE SE DESPEÇA DANDO A "A PAZ DO SENHOR" PARA A IGREJA E ANTES QUE O POVO SAIA DO TEMPLO PEÇA PARA QUE TODOS ABRAM AS VOSSAS BÍBLIA EM
2 CORINTIOS CAPITULO 13 E LEIAM TODOS BEM FORTE A UMA SÓ VOZ O VERSO DE NUMERO 14 :

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém."
2 Coríntios 13:14

 
Às 19 de maio de 2013 às 12:03 , Blogger Unknown disse...

interessante tudo isso mas qual biblia é a correta em 2 co 13-13 ou 2 co 13-14 onde esta a benção apostolica citar oque é correto é simples mas aplicar com rigides é dificil o templo tem que ser selado por todos desde dos de cima pastores até os membros pois quem dirige os cultos para mim até hoje é o Espirito Santo mas o homem sempre sai da linha e deduz regras que acompanhado pela biblia sai do espiritual para o material temos que ser dignos em que façamos o bem não importando a quem todos deixarão palpites mas deixe o Espirito Santo conduzir a igreja que somos nós e não uma parede imovel que todos dizem ser igreja

 
Às 19 de abril de 2014 às 18:45 , Blogger Dalsinfo disse...

Esse é o manual assembleiano do diácono....sobre a benção apostólica, quer dizer que é melhor o povo sair sem a benção do que ela ser dada por um diácono?

Se o camarada pode trabalhar, orar, pregar e evangelizar...porque não pode dar tal benção?

Vi isso tudo como mais um livro de regras e deveres do assembleiano, que tenta transformar o homem de fora para dentro, criando acima de tudo um monte de fariseus...que infestam as assembléias de Deus em todo o Brasil!

 
Às 24 de agosto de 2015 às 13:13 , Blogger Unknown disse...

Amados a paz o que importa e nos adoramos a Deus.

 
Às 20 de setembro de 2016 às 13:53 , Blogger Unknown disse...

tudo é de graça, e na graça recebemos e, na graça damos graça, no entanto nossas costas não tem rosto ; então, como poderemos ver a alegria da graça de Deus, no rosto daquele que com graça contribui para obra do SENHOR?

 
Às 4 de maio de 2017 às 05:22 , Blogger Unknown disse...

Que a paz do Senhor dos exércitos esteja contigo.
Achei muito interessante a abordagem do assunto, só não concordo com um fato, se Deus nos fez sacerdotes, profetas e Reis, e é dado ao Diácono quando na falta do Presbítero ou do Pastor o mister de dirigir o culto ao Senhor, porque o Diácono não pode dar a bênção apostólica, os fiéis vai sair do culto sem serem abençoados, precisará ir a procura de um Pastor para faze-lo ?

 
Às 5 de maio de 2017 às 13:21 , Blogger REIS disse...

A Paz do Senhor a todos.
O texto é de todo interessante, não vamos desmerecer. Há alguns desentendimentos interpretativos sobre algumas questões, porém ajo com os meus auxiliares diáconos como sendo servos e ministros. Tanto cuidam do templo e na Obra no geral como também os levo para o púlpito para aplicarem a liturgia, pregares e também impetrar as bençãos apostólicas. Sou assembleiano e discordo da ideia passada de que queremos "transformar" alguém de fora para dentro ou muito menos criar uma "classe de fariseus" mas também apoio a ideia de Paulo no tocante "aos que servirem bem" pois se eu ensinar tudo aos diáconos hoje, amanhã eles serão grandes líderes. No desenvolvimento do meu ministério, tive que garimpar e aprender muito coisa sozinho (com apoio maciço do Espírito Santo, claro) e só eu sei o quanto apanhei e perdi tempo na caminhada. Então, o que o reverendo está propondo com esse texto é louvável pois é mais uma ferramenta para o ministério dos novos Obreiros. Não sou contra testes e provações, mas acredito que de der a ferramenta certa o trabalho vai fluir mais rápido. Se aí invés de pedras Davi tivesse pego torrões, o que seria de uma nação inteira? Se ao invés de uma queixada de jumento Sansão tivesse pego um ramalhete de flores? Se ao invés de ser colocado no governo José voltasse para o calabouços, o que seria do mundo antigo? Então parabéns ao vaso por oferecer mais uma ferramenta. Ao invés de criticar, façamos as nossas ressalvas somando ao trabalho do guerreiro que se prontificou a estudar, pesquisar, digitar e postar. E quem quiser aprender mais que fique atendo a voz do Espírito Santo, siga as orientações do seu Pastor, leia o Manual do Diácono de Claudionor de Andrade e faça um bom curso teológico. Deus abençoe.

 
Às 7 de julho de 2017 às 00:52 , Blogger C.A.O.P-Casa de Apoio Ovelha Perdida disse...

Amém,respondeu minha dúvida

 
Às 7 de julho de 2017 às 00:55 , Blogger C.A.O.P-Casa de Apoio Ovelha Perdida disse...

Amém,respondeu minha dúvida

 
Às 23 de julho de 2017 às 12:45 , Blogger Unknown disse...

Gostei dessa observação, pois já ouvi alguns falarem que o Diácono não pode impetrar a Bênção Apostólica, mas nunca mostraram respaldo bíblico pra isso...essa tbm é minha dúvida..

 
Às 23 de julho de 2017 às 12:49 , Blogger Unknown disse...

Gostei dessa observação, pois já ouvi alguns falarem que o Diácono não pode impetrar a Bênção Apostólica, mas nunca mostraram respaldo bíblico pra isso...essa tbm é minha dúvida..

 
Às 28 de julho de 2017 às 18:31 , Blogger Unknown disse...

muito bom esse manual de diacono sou da assembleia de Deus segue o mesmo
procedimento o diacono não pode dar abenção apostolica isso e um padrão do ministerio
temos quer obedece essa norma,não quer dizer em uma ocasião o diacono por autorizão
de um pastor ele pode da a abenção apostolica não nenhum erro com isso mais com autorização.

 
Às 28 de julho de 2017 às 18:42 , Blogger Unknown disse...

participei de um culto o pastor quer estava dirigindo o culto no final tinha um pasotr e um presbitero quem ele chamou o diacono pra da abenção apostolica isso não achei certo essa
atitude dele no ministerio quer faço parti não farias isso eu como servo vi essa cena vou conversa com ele sobre isso também com diacono porque ele faz faz parte do mesmo ministerio
quer faço parte.

 
Às 16 de agosto de 2017 às 03:23 , Blogger Unknown disse...

oi a paz do senhor !!! Sou diácono da igreja assembleia de Deus e sigo a risca. Mais ja estive dirigindo igreja por 1 anos e meio e neste período o meu Pr. mandou eu dar a bencao a igreja que eu dirigia , mais surgio ou problema ao qual eu estou passando agora tenho 5 filho o qual 4 ja batizaram so ficou 1 sem batizar, e ele perguntou se eu podia batizar ele era o desejo dele que eu o batiza se, mais o ministerio nao deixou alegando que so pastores pode fazer isso
mais eu lendo a biblia nao achei nada que proibe pelo contrario vi a Historia de Felipe Diacono separado homem cheio do poder de Deus batizando um eunuco * Ref. Atos 6 v 5 e tb Atos 8 v 35~39 !! Se algem puder me esclarecer por favor
Fique todo na paz do Senhor Jesus

 
Às 25 de outubro de 2017 às 17:23 , Blogger Unknown disse...

Concordo ������

 
Às 25 de outubro de 2017 às 17:35 , Blogger Unknown disse...

👏👏👏👏

 
Às 22 de dezembro de 2017 às 12:35 , Blogger Unknown disse...

A Paz de Cristo amados!

Belo matérial! Cabendo apenas ressaltar que o próprio Senhor Jesus foi o maior exemplo e modelo de diácono que tivemos. Pois ele mesmo declarou que não veio para ser servido mais para servir. Eu por misericórdia do Senhor exerço esta função e sigo estes preceitos e exemplos deixado pelo Mestre Jesus. Os serviços mais "desprezíveis" são aqueles que agradam o coração do Senhor. Os que querem destaque não são verdadeiramente servos!

Abraço fraterno,
Dc. Edvan

 
Às 3 de fevereiro de 2018 às 18:35 , Anonymous Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus gostei de mais dos comentários sou da AD Madureira minha dúvida é sobre a bênção apostolica e na Bíblia que dar a bênçã e o apóstolo Paulo.sempre escutei nas igrejas que aquele que sai antes da bênção apostolica perdeu o culto inteiro.eu sou dirigente de um ponto de pregação nunca dei a bênção apostolica por nunca te tratado desse assunto com meu pastor só que já estou conversando com ele sobre esse assunto porque quando chegar no final do culto as pessoas ficam esperando a bênção apostolica e se olhamos pela palavra não vai ser errado diacono dar a bênção porque na palavra não está falando que é pastor ou presbítero que pode dar a bênção apostolica .e pela palavra de Deus o último apóstolo foi Paulo.e sobre batismo Jesus não batizava e sim seus discípulos vamos medita mais na palavra de Deus Felipe ela diacno e a palavra diz idé por todo mundo e pregai o evangelho e todo aquele que crê e for batizado será salvo.Deus abençoe a todos

 
Às 23 de julho de 2018 às 13:41 , Blogger PR Max Muller Oliveira disse...

O realmente esta sendo debatido aqui e a obediência pois se nossas igrejas através de nossos lideres determinam que o diácono não pode dar a benção apostólica o assunto esta encerrado e se pastores liberam para que alguns diáconos deem a benção apostólica estão em obediência então e benção ja se alguns buscarem fazer o que bem entendem devem entender que as mãos de Deus não estão encolhidas todos sabem como suas igrejas atuam a esse respeito se não concordam saiam e vão para a igreja que faz aquilo que você acha certo a palavra diz que seria assim porem obedeçam suas lideranças e cumpram o estatuto de suas igrejas pois e necessário estarmos atentos para não nos encontrarmos lutando contra Deus.

 
Às 25 de julho de 2018 às 19:51 , Blogger Alexandre Welbert disse...

Concordo

 
Às 1 de setembro de 2018 às 16:12 , Blogger Unknown disse...

Tenho certa dificuldade em entender como o diácono, pode dirigir o culto, pregar a palavra, mas na falta do pastor ou do presbítero não poder abençoar a congregação.

 
Às 13 de outubro de 2018 às 16:29 , Blogger Unknown disse...

Boa noite,a paz do senhor,só não entendo porque a maioria diz que pra ser um pastor tem de passar pelas outras fases do ministério,só que lendo Efésios 4:7_16 não vejo isso,vejo no entanto que os homens ficam criando regras,mas tudo fora dos contextos bíblicos.

 
Às 21 de outubro de 2018 às 07:48 , Blogger Unknown disse...

O Diacono pode batizar asdim como consagrar alguem ate o proprio diaconato amem... Sou adsembleana e em nosso ministerio nao existe proibiçao do Diacono dar a Bençao.. Creio k vai de ministerio pra ministerio.. O importante é fazermos a obra... Quanto a limpar a igreja é funçao do servo que ama fazer obra pois zelo e amor deve ser representado por todos que se Dizem ser verdadeiros servos de Deus. Amém

 
Às 15 de novembro de 2018 às 05:06 , Blogger leidy disse...

Certinho .. Na palavra fala para obedecer a liderança. Se a sua liderança falou para da a bênção então de se ela disse que nao pode então não pode...Deus abençoe a todos.

 
Às 29 de dezembro de 2018 às 09:52 , Blogger Unknown disse...

NÃO entendi bem a sua discordância, piis se a limpeza do Templo não estar a cargo do diácono. Ela está melhor a cargo do pastor. Achei meio incoerência na sua fala.

 
Às 29 de dezembro de 2018 às 09:54 , Blogger Unknown disse...

Pois*

 
Às 18 de janeiro de 2019 às 20:03 , Blogger Unknown disse...

Paz do senhor jesus a todos irmãos e irmãs vamos é orá mas e perdi dicernimento a Deus para que ele abra o nosso entendimento fiquem na paz do senhor grande abraço a todos amém

 
Às 4 de fevereiro de 2019 às 12:05 , Blogger Evaldo disse...

A paz do Senhor Jesus meu irmão, sou Ev Evaldo, gostei muito de tudo o que o irmão escreveu, fui cooperador, diácono, presbítero, e até hj se precisar limpo a igreja, tiro copos que os irmãos deixam nos bancos, amo fazer isso, e sei que os diáconos da igreja que pastoreio sou obedientes e exemplares para o obra do Senhor, e peço que a benção apostólica, seja feita por um presbítero, Evangelista ou Pastor, PARABÉNS meu irmão.

 
Às 17 de março de 2019 às 13:31 , Blogger Unknown disse...

12- Benção apostólica (Que não pode ser dado pelo diácono) a paz do senhoS Jesus Cristo onde que diz na bíblia que diáconos nao pode dar a benção apostolica????

 
Às 5 de maio de 2019 às 10:46 , Blogger Odair Portela disse...

Ótima observação

 
Às 20 de maio de 2019 às 21:06 , Blogger Unknown disse...

Verdade
Hebreus 7:6-7 mostra que não precisa ser um sacerdote para abençoar
Todos podem ser instrumento de Bênção divina, pois todos somos filhos de Deus.
Quem da a bênção é Deus através do homem.

 
Às 4 de outubro de 2019 às 09:02 , Blogger Unknown disse...

A paz do senhor Jesus Cristo,queridos irmãos. No contexto bíblico não localizei nenhuma tese na qual tenha regras, em que impeça um membro do ministério finalizar um culto com benção apostólica. O que estamos observando regimentos internos direcionados pelos homens e não pela doutrina de Cristo (Cristologia). Que o senhor abençoe a todos irmãos em Cristo.

 
Às 17 de outubro de 2019 às 14:31 , Blogger Maurício de Souza disse...

Verdade!
O que impede o pastor tirar a salvá? Que impede o pastor limpar o templo? Dos orgulhosos, exige o serviço mais humilde: “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou” (João 13.13-16);

 
Às 20 de novembro de 2019 às 08:38 , Blogger Unknown disse...

A paz do senhor Jesus sou diácono amo estar na obra selar pela minha igreja a casa do nosso senhor, cumpro minha função e obedeço a hierarquia da igreja pois estamos debaixo de uma obediência e fazemos o melhor pra Deus.

 
Às 7 de julho de 2020 às 00:42 , Blogger buscando um avivamento disse...

Que a Graça e a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo possa reinar em vossos corações, mas reparei em seu poste"MANUAL DO DIÁCONO" em uma parte falando que o diaconato é um aprendizado para o pastorado;neste caso então não se aplica ,A CHAMADA DE DEUS PARA O MINISTÉRIO DE CADA UM SEGUNDO SUA VOCAÇÃO ? Quando Deus chama um crente para o diaconato ele tem vocação para diácono,se chama para o presbitério ,porque ele será um bom presbítero,se chama para o pastorado então a vocação é para pastor;Logo se uma pessoa tem um chamado para diácono e foi separado para o pastorado este será um péssimo pastor porque esta fora da sua vocação e chamada. E assim sucessivamente cada um tem um chamado ,quem escolhe é O Senhor e não o homem .

 
Às 13 de novembro de 2020 às 02:47 , Blogger Diácono Wagner disse...

Aprendi muito com o autor e com os comentaristas, hoje siu diácono, mas como aux.de trabalho sempre fiz tudo descrito no artigo e sentia um imenso prazer em faze-lo.
Mas louvo a Deus sobre a explicação da bênção apostólica , qualquer um pode impetrar.
Graça e paz.

 
Às 27 de novembro de 2020 às 19:05 , Blogger Unknown disse...

Boa noite. Sou diácono da assembleia de Deus ministério Madureira Campo Jardim Ângela em Jundiapeba. Apesar de nossa igreja sede não permitir que diáconos deem a bênção apostólica, meu Pastor da congregação que faço parte não ver nenhum problema e me permiti dar a bênção apostólica nos finais do culto. Creio que isso é uma escolha feita de pastor para Pastor. Importante é adorarmos o nosso senhor Jesus que é digno de toda honra, glória e poder.Deus abençoe Grandemente a todos.

 
Às 14 de dezembro de 2020 às 13:24 , Blogger Unknown disse...

A paz do Senhor à todos! Fugindo um pouco do assunto, mas seguindo a linha sobre diaconato, queria pedir ajuda para esclarecer uma questão. Eu não pude ir na Igreja ontem e uma vez que teve a santa ceia eu peguei um pedacinho de pão junto com o suco de uva e orei com fé consagrando ao Senhor e com base na minha fé fui abençoada. Porém meu pastor disse que eu não tenho autoridade para isso e que isso não teve valor e que não era para eu fazer novamente. Eu até entendo a questão da autoridade pois sou apenas uma diaconisa, mas em que texto bíblico proíbe essa atitude de um diacono consagrar a ceia em casa quando não pode ir à Igreja????

 
Às 20 de março de 2021 às 18:22 , Blogger Luciano D'Bragança disse...

Por que o diácono não pode dar a bênção apostólica ao final do culto?????

 
Às 28 de maio de 2021 às 06:38 , Blogger Unknown disse...

A paz do senhor. Pasto um casal de diáconos . Podem dirigi uma igreja. Como se fosse presbíteros ? Mas sendo apenas diáconos ???

 
Às 20 de junho de 2021 às 08:58 , Blogger Unknown disse...

o próprio Deus através dos apóstolos levantou os diáconos para ser os serventes na obra, mas no caso da falta deles o pastor pode fazer,mas cada um tem que cumprir o seu chamado..por causa de pessoas que pensam assim que as igrejas são divididas"quem não vive pra servir, não serve pra viver....

 
Às 16 de julho de 2021 às 19:25 , Blogger Unknown disse...

A paz do senhor a todos leitores .Eu entendi perfeitamente oque foi passado pelo .Pb Carlos Eduardo :No ensino Manual do diacono foi muito bem esclarecido .E pelo Espirito Santo na direção de meu professor pois tou aprendendo não questionei por causa da bênção apostolica pois como foi questinada não temos respaldo biblico então podemos pegar o concelho do irmão abencoado e ler com toda a igreja no final do culto que o diacono tiver dirigindo ler 2 Corintios 13 v 14 amem que Deus abençoe a todos hoje e semore

 
Às 19 de julho de 2021 às 00:45 , Blogger Mauricio Freitas disse...

Certa vez,o pastor me chamou para fazer a leitura da palavra concernente a Santa Ceia. Antes de eu começar a ler ele disse que era para eu ler em 1 Coríntios 11.23 a 30. Eu tinha a intenção de ler em Mateus 26.26 a 29. Mas eu li conforme ele pediu. Em outra ocasião, ja eu congregando em outro bairro, o pastor me chamou para fazer a leitura bíblica da ceia e eu li em 1 Coríntios 11.23 a 26. Depois que eu terminei a leitura, ele completou a leitura até o versículo 30. Parece que os pastores não acham ou não acreditam que o diácono pode ser usado por Deus. Na Assembleia de Deus aqui da minha cidade, para ser consagrado diácono, não é algo que a gente vai lá com o pastor e se candidata para o diaconato. Não é assim. E também é exigido que tenha cursado o curso básico em teologia ou a pelo menos, 50% da carga horária total do curso médio em teologia, além de todos os requisitos contidos na biblia. Então eu não era nenhum leigo quando fui consagrado diácono. Eu conheço pelo menos 10 textos bíblicos apropriados para se ler na Ceia do Senhor então, não acho que o pastor deva me dizer aonde que eu tenha que ler ou completar a minha leitura como se ela estivesse incompleta.

 
Às 5 de outubro de 2021 às 02:33 , Blogger Unknown disse...

Não, porque se um evangelista ou diacono ou um membro que seja chamado para pregar, não pode dar a benção apostolica? Me confirma na Biblia onde há essa proibição? Para mim não passa de pura vaidade é ego da doutrina humana e não da ordem de DEUS! ME RESPONDA ME PROVA NA BIBLIA ONDE ESTÁ A PROIBIÇÃO DE QUALQUER CRISTÃO DAR A BENÇÃO APOSTOLICA!

 
Às 16 de janeiro de 2022 às 05:36 , Blogger Unknown disse...

Eu entendo que depois q um diácono pregar ou dirigir o culto se tiver presente um obreiro com a unção eclesiástica acima da unção dele o certo é passar para este obreiro fazer a parte final e dar a benção apostólica.Mas se não tiver então não despeça o povo sem a benção.e sobre a limpeza da igreja acho que todas as igrejas devem ter irmãs para manter a casa de Deus limpa e sobre a função do diácono se realmente este for o chamado dele não será preciso pedir ele vai ver as necessidades q precisa dentro da igreja. Ficar pra receber na porta é muito bom ter um casal não só o diácono.temos que honrar a unção de cada irmão pq foi Deus quem ungiu e não o homem. Todos podemos manter o zelo da igreja.por isso q eu gosto de dizer quer entender as escrituras leia e peça entendimento do Espírito Santo. Pq cada um interpreta diferente pra não haver discórdia . Eu gosto de estudar a bíblia leio alguns estudos mas pego pra mim aquilo que está dentro da palavra de Deus . Para os irmãos diáconos da casa do Senhor quero dizer que a o seu chamado e unção é uma preparação para uma grande obra na casa de Deus.vc está aprendendo para saber como ser um bom pastor mas não esqueça que o melhor professor é o Espírito Santo Deus vos abençoe

 
Às 24 de novembro de 2024 às 05:19 , Blogger Diácono Pedro disse...

Na verdade não existe impedimento para um diácono batizar na ausência de um pastor. Tem ministérios que não permitem por estatuto da igreja, mas a Bíblia não proíbe

 
Às 24 de novembro de 2024 às 05:22 , Blogger Diácono Pedro disse...

Aqui em nossa igreja sede a orientação de servir ceia e fazer coleta deve ser pela frente, para que os irmãos vejam nossa aproximação.

 
Às 24 de novembro de 2024 às 05:31 , Blogger Diácono Pedro disse...

Hoje tenho 67 anos, sirvo em nossa sede onde tem irmãs que fazem limpeza. Mas, há dois anos atrás, servia em uma congregação que não tinha ninguém que quisesse limpar. A esposa e a filha do pastor, quando chegavam, é que limpavam mais ou menos, devido ao tempo. Vendo isso, já que estava há dois meses lá, me prontifiquei a limpar, 5 vezes por semana, sempre ia pela manhã. Quando mudei de bairro, chegava às 17 HS e deixava tudo limpo até 18:30 HS. Foi uma benção para mim.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial