domingo, 6 de janeiro de 2008

A IGREJA E O CRESCIMENTO


A IGREJA E O CRESCIMENTO

Quando falo igreja, não estou me referindo a igreja em uma visão universal! Essa, as portas do inferno contra ela não prevalecerá (Mateus 16:18), a história já provou isso. Mas quero falar da igreja local, a onde congregamos, onde cultuamos a Deus de domingo a domingo.

Pela misericórdia de Deus já tive oportunidade de pastorear como dirigente local algumas congregações, onde li, pesquisei, vivenciei de perto essa temática crescimento da igreja e conclui o que passo agora relatar !

Índice

- O CRESCIMENTO DA IGREJA

A bíblia diz que a igreja de Cristo, naturalmente como um organismo cresceria, e cresceria em três sentidos;

a) O Crescimento Espiritual

O primeiro crescimento que qualquer igreja deva de buscar é o crescimento espiritual! Que é a maturidade cristã!E esse crescimento se dar através da graça e conhecimento;

(II Pedro 3:18) - Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

I- Graça;

Favor que não merecemos, neste contexto significa a presença do Espírito Santo em nós, que nos leva aos momentos de devoção com Deus, através da oração, o jejum, a oração de madrugada, a vigilância, esses maravilhosos momentos a sós com Deus, o culto da congregação, isso nos aproxima mais de Deus, nos faz ter intimidade com Ele.Isso é crescer na graça!

(Mateus 5:6) - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

II- Conhecimento

Crescer no conhecimento da Palavra de Deus é fruto do ensino sério, didático da igreja através da Escola Bíblica Dominical e os cultos de ensino da Palavra de Deus. O Pastor que não prioriza esses cultos, nunca contemplará o crescimento e madurecimento espiritual na sua igreja! Pelo contrário ficará a vida toda com um povo murmurador, cheios de contendas que fica procurando profetas aqui e ali para ouvir a voz de Deus.

b) O Crescimento numérico

Agora então passaremos a falar de crescimento numérico que é o aumento do números de novas almas entrando no rol de membro da igreja!

Só é crescimento se essas almas forem trazidas do mundo! Libertas do pecado, convertidas do mau caminho para o caminho da luz! Igrejas cheias de crentes vindas de outras igreja não é crescimento. È inchaço! E inchaço é sinônimo que alguma coisa no corpo estar doente. È lamentável, deprimente, melancólico esses pastores que não tem graça de Deus para evangelizar e fica chamando os crentes de outras igrejas para sua em troca de consagração, e ainda acham que estão crescendo porque a receita financeira aumentou ! Deus não aprova isso ! Isso entristece o Espírito Santo. È isso que estar fazendo com que a igreja do Brasil comece a caminhar como um processo em direção a ficar enferma.Os líderes ao invés de brigar contra o inferno em prol das almas, brigam uns contra os outros. Isso é vergonhoso.

No início dos anos 90, a CGADB estabeleceu a chamada década da colheita que não atingiu todos os seus objetivos. Mas a igreja vivenciou um momento áureo, de profundas experiências espirituais com Deus, que poucos momentos da história da igreja Assembléia de Deus pode se comparar a esse. Os Objetivo era ;

a) Levantar um exército de três milhões de intercessores;

b) Ganhar 50 milhões de almas para Cristo;

c) Preparar 100 mil obreiros disposto a trabalhar na seara do Mestre;

d) Estabelecer 50 mil novas igrejas em todo Brasil;

e) Enviar novos missionário para outras nações;

Que benção! Metas, planejamento, objetivos claro e comum a todos, tempo estabelecido para cumprir a meta, e a estratégia que ficou decidido para esse crescimento numérico seria o tripé; Evangelizar Discipular e Interceder. Quando descobri isso, decidi que a primeira igreja que eu tivesse a oportunidade de pastorear usaria esse tripé. Eu sei que não é simples, a teoria é uma coisa mas a prática é outra. Mas deu certo. Fiquei seis meses em um bairro com em média 150 pessoas e a igreja tinha 30 membros! Quando sai estávamos com uma classe de discipulado com seis novos convertidos se preparando para se batizar convictos da sua salvação, isso em seis meses! Daí pra frente sempre usei esse tripé.Você que é dirigente de uma congregação, pastor de uma igreja ou de várias igrejas experimente isso! Deus irar te abençoar!

I- Evangelizar

A igreja tem que aproveitar todos os meios possíveis para evangelizar,

1. Culto nos lares;

2. Culto ao ar livre;

3. Evangelismo pessoal;

4. Cruzada evangélicas;

5. Cultos evangelísticos;

6. Programa na rádio;

7. Internet, orkut, blog;

8. Televisão;

Lembre-se amigo, não existe opção! Se as almas não aceitarem Jesus, passarão a eternidade no inferno, e você é o atalaia na sua cidade.

(Ezequiel 3:18) - Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

(Joel 2:1) - TOCAI a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;

(Romanos 10:14) - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?

(Romanos 10:15) - E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

II- Discipular

Segundo o Pr. Valdir Bícego, um dos relatores da década da colheita, um levantamento estatístico feita nas Assembléias de Deus comprovou-se que de cada 10 pessoas que aceitam a Jesus apenas 3 chegam-se a se batizar, e das 3(três) que se batizam-se apenas 1(uma), eu disse 1(uma), permanece firme, as outras 2 (duas) se desviam antes de completarem um ano de conversão!

Isso devido a falta de discipulado em nossas igrejas. As pessoas entram pelas portas da frente e saem pelas portas do fundo da igreja. Isso é triste, mas é a nossa realidade. Uma igreja que tem um objetivo sério de crescer tem que ter um departamento de discipulado para preparar os novos convertido os ensinando o básico da Palavra de Deus e vida cristã.

III- Interceder

Quando os homens conhece seu limite é hora de Deus agir. Esse trabalho pode ser feito nos círculos de oração, nos cultos de orações, enfim orando pelo mundo perdido. È de joelho que a igreja de Cristo avança!

“ Quando o homem trabalha o homem trabalha, mas quando o homem ora Deus trabalha” (Pr. Jeziel Nunes Gomes)

(II Crônicas 7:14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

(Tiago 5:16). A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

(Atos 12:5) - Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.

(Lucas 6:12) - E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.

c) O Crescimento Físico

Quando a igreja cresce espiritualmente e numericamente consequentemente vem o crescimento do templo.

Autor; Pb. Carlos Eduardo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial